domingo, 14 de março de 2010

W.A.S.P. - Wild Child

*Chega espantando os mendigos que se instalaram na minha ausência*

Faz um mês amanhã que eu assisti o filme mais aguardado por mim nos últimos tempos (na verdade, desde maio do ano passado quando fiquei sabendo da produção), e que apesar de não esperar uma grande produção, valeria pela adaptação do livro.

Estou falando de Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Desde quando devorei o primeiro livro já me transformei num fã do livro e da série, consequentemente. Pra quem não conhece a história, Percy Jackson é um moleque americano de 12 anos que descobre que os mitos gregos estão vivos na era atual, incluindo os deuses do Olimpo e os monstros (Hidras, centauros, sátiros, dríades, etc.). Ele próprio faz parte deste mundo, pois lhe é revelado que um dos seus pais é um dos deuses, correndo perigo por causa disso ele é levado ao Acampamento Meio Sangue, onde os semideuses recebem treinamento e estão seguros contra os monstros que querem matá-los...
Sim. Parece com Harry Potter, mas tem um brilho próprio por ser menos detetivesco e ter muito mais porrada. Recomendadíssimo pra quem quer uma leitura rápida e que prende de um modo absurdo o leitor pra saber o que vai acontecer no próximo capítulo. São 5 volumes e 4 deles já traduzidos para português (obviamente já tenho e li todos, mas nenhum se encontra em casa. Todos emprestados...)

O filme.
Bem, primeiramente eu já fui preparado pra não aguardar muitas expectativas. É uma adaptação de um livro, pelos trailers muitas diferenças foram notadas.
Alguns personagens cortados e modificados, fatos suprimidos e elementos do segundo livro trazidos para a história do primeiro. A própria história foi um pouco distorcida, com um final diferente do original. Fui asssistir com um amigo e ele saiu P da vida do cinema querendo o dinheiro de volta e achando que foram duas horas perdidas na vida porque a adaptação não foi fiel. Não sou entendido de atuação, mas os atores cumpriram seu papel, mesmo não tendo muito a ver com o que o livro apresenta. São mais velhos e não tem a aparencia apresentada no livro...
Admito que, mesmo eu sendo um grande fã da série, senti muita falta de alguns elementos que trariam uns ganchos para a continuação. Deu a impressão que eles quiseram se precaver demais caso fosse uma bomba.
E não foi tanto assim.
Gostei muito da trilha sonora (muito bem sacado a Highway to Hell. Lady Gaga tbm está presente), as lutas muito bem coreografadas e o visual bem caprichado dos cenários, efeitos especiais e armas.
A campanha de marketing, mesmo um pouco forçada atingiu muito mais pessoas do que o previsto, pois o filme alcançou o primeiro lugar de bilheteria em fevereiro.

Meu conselho: Quem não leu o livro, assista o filme, mas corra pra ler logo depois. A história é muito mais rica e os detalhes mais interessantes.
De qualquer forma, eu recomendo pra quem se sente órfão de Harry Potter e deseja conhecer algo no mesmo estilo, com uma temática muito mais interessante que bruxos. Mitologia Grega.

2 Responses to “W.A.S.P. - Wild Child”

Souza Júnior disse...

Existe esse filme legendado?
Já revirei em vários cinemas aqui, mas não achei. Ao menos não nos que eu possa ir caminhando (leia shopping cidade e no máximo Diamond Mall).
Até pensei em procurar para assistir hoje, mas preciso dar um jeito de juntar grana, pois quero ie pra Little London em outubro.
Abraços!

Kiara Guedes disse...

Amanhã assisto e volto pra te contar! Li somente o Ladrão de raios! :)