domingo, 14 de março de 2010

W.A.S.P. - Wild Child

*Chega espantando os mendigos que se instalaram na minha ausência*

Faz um mês amanhã que eu assisti o filme mais aguardado por mim nos últimos tempos (na verdade, desde maio do ano passado quando fiquei sabendo da produção), e que apesar de não esperar uma grande produção, valeria pela adaptação do livro.

Estou falando de Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Desde quando devorei o primeiro livro já me transformei num fã do livro e da série, consequentemente. Pra quem não conhece a história, Percy Jackson é um moleque americano de 12 anos que descobre que os mitos gregos estão vivos na era atual, incluindo os deuses do Olimpo e os monstros (Hidras, centauros, sátiros, dríades, etc.). Ele próprio faz parte deste mundo, pois lhe é revelado que um dos seus pais é um dos deuses, correndo perigo por causa disso ele é levado ao Acampamento Meio Sangue, onde os semideuses recebem treinamento e estão seguros contra os monstros que querem matá-los...
Sim. Parece com Harry Potter, mas tem um brilho próprio por ser menos detetivesco e ter muito mais porrada. Recomendadíssimo pra quem quer uma leitura rápida e que prende de um modo absurdo o leitor pra saber o que vai acontecer no próximo capítulo. São 5 volumes e 4 deles já traduzidos para português (obviamente já tenho e li todos, mas nenhum se encontra em casa. Todos emprestados...)

O filme.
Bem, primeiramente eu já fui preparado pra não aguardar muitas expectativas. É uma adaptação de um livro, pelos trailers muitas diferenças foram notadas.
Alguns personagens cortados e modificados, fatos suprimidos e elementos do segundo livro trazidos para a história do primeiro. A própria história foi um pouco distorcida, com um final diferente do original. Fui asssistir com um amigo e ele saiu P da vida do cinema querendo o dinheiro de volta e achando que foram duas horas perdidas na vida porque a adaptação não foi fiel. Não sou entendido de atuação, mas os atores cumpriram seu papel, mesmo não tendo muito a ver com o que o livro apresenta. São mais velhos e não tem a aparencia apresentada no livro...
Admito que, mesmo eu sendo um grande fã da série, senti muita falta de alguns elementos que trariam uns ganchos para a continuação. Deu a impressão que eles quiseram se precaver demais caso fosse uma bomba.
E não foi tanto assim.
Gostei muito da trilha sonora (muito bem sacado a Highway to Hell. Lady Gaga tbm está presente), as lutas muito bem coreografadas e o visual bem caprichado dos cenários, efeitos especiais e armas.
A campanha de marketing, mesmo um pouco forçada atingiu muito mais pessoas do que o previsto, pois o filme alcançou o primeiro lugar de bilheteria em fevereiro.

Meu conselho: Quem não leu o livro, assista o filme, mas corra pra ler logo depois. A história é muito mais rica e os detalhes mais interessantes.
De qualquer forma, eu recomendo pra quem se sente órfão de Harry Potter e deseja conhecer algo no mesmo estilo, com uma temática muito mais interessante que bruxos. Mitologia Grega.