terça-feira, 27 de abril de 2010

Bob Dylan - The Times They Are A-Changin'

Adoro mangás, mesmo tendo parado de comprar e colecionar a alguns anos.
Quem me conhece, mesmo que seja pouquinho sabe disso muito bem, mas não quer dizer que eu não goste de quadrinhos ocidentais e super-heróis clássicos de cueca por cima da calça e capa esvoaçante.
Tá certo que nem tanto assim, pois nunca comprei nenhum X-men ou Superman, mas conheço a história deles até um certo ponto que muitos considerariam satisfatório, mas vez por outra eu tenho curiosidade de ler HQs fechadas ou edições consagradas.
A Morte do Superman foi uma delas.
Lembro que em 1995 quando a história foi anunciada, até o Jornal Nacional noticiou essa HQ histórica. Só no fim de 2008 que eu fui ler. Baixado da Internet, claro, pois o preço de uma edição original dessa merda deve ser de explodir a cabeça de qualquer um.

Agora a que eu mais gostei de ler até hoje, foi Watchmen. Muita gente sempre falou que a série dividiu águas na forma de ver os super-heróis capa-e-cueca e vi muitos nerds indo ao delírio quando saiu no cinema.
Não tive a oportunidade de ver no cinema, mas li a HQ (obviamente TAMBÉM baixada da net).
Meus leitores sabem que agora eu vou elogiar o negócio, pois não fico postando coisas que eu não curti. Se eu não gosto de algo (leia-se obras de literatura, cinema e quadrinhos), simplesmente eu excluo do meu mundo.

Watchmen significa "Vigilante" e conta como seria o mundo de 1985 se heróis REALMENTE existissem. Pode parecer algo superficial, mas imagine você que impacto isso teria sobre a tecnologia e política se fosse aplicado na prática! A história se passa em 1985, no momento mais crítico da Guerra Fria e o equilíbrio de poderes está na mão do Dr Manhattan, o único sujeito da história que tem realmente superpoderes, depois de ter um acidente parecido com o do Hulk. Ele é um cara fortão, azul brilhante e nu (sim, ele anda com tudo de fora, mas no começo ele usava uma sunguinha pelo menos) que tem o poder de controlar a matéria, transformar átomos... Manipular a realidade, assim por dizer. É um cientista brilhante que transformou a ciencia, mas que fica entediado com a humanidade e aos poucos "caga e anda" pro mundo.

Guerra Fria rolando e ainda tem tempo pra uns malucos se fantasiarem de cosplay e sairem dando uma de heróis. Não tem poderes, mas tem muita vontade de mudar o mundo e são bem recebidos, até uma lei proibir o vigilantismo e cada um ir pro canto. E a grande sacada da história é realmente essa: mostrar heróis humanos que contraem cancer, têm suas piras, viram empresários e fazem sexo... Levando suas vidas até que um evento que ameaça o mundo necessitar outra vez de heróis. Parece meio besta? Garanto que a história tem uma densidade impressionante e o passado de cada um deles assombra (principalmente o de Rorschach, o mais interessante e perturbador deles) com um final bizarramente inesperado sem furo algum de roteiro, afinal é uma história FECHADA. Isso significa que mesmo anunciando Watchmen 2, a chance de fazer uma sequencia ou um prequel é de #FAIL na certa =P
Quem tem preguiça ou não tem interesse de ler a HQ, pode ver o filme extremamente bem feito (com uma das melhores coreografias de luta que eu já vi, a cena do Coruja e da Espectral na prisão indo libertar Rorshach) e com uma dublagem excelente (@juciellen iria adorar, pois o Guilherme Briggs dirige e faz a voz do Freakzoid no Dr Manhattan XD). Recomendado.
Detalhe: não é um filme pra crianças ou pra quem não aguenta a borrachada, toma leite e vai nanar... Classificação 18 anos por causa da linguagem chula recheada de palavrões, cenas de softporn e muito, mas MUITO sangue. Vide os braços de um dos capangas do anãozinho sendo decepados com um esmeril... Tr00