domingo, 27 de dezembro de 2009

Saxon - The Great White Buffalo

E ontem que eu fui ver Avatar?

Bem acompanhado das jornalistas @mazamin e da @nefertarimari (outra Mariana em minha vida XD), já fazia um tempinho que estávamos querendo ver o filme. O trailer empolga e as críticas prometiam.
Depois de perder tempo a toa na fila, de comprar porcariada na Americanas e matar tempo na Porto indicando livros, finalmente lá fomos nós colocar os óculos e deixar as coisas voarem em nossa direção.

Uma sinopse: Num futuro distante (sem referências de ano) os humanos descobriram uma jazida de um metal MUITO precioso (20 bi/kg) numa lua distante. A lua totalmente selvagem é habitada por seres azuis altos, com olhos grandes e tranças (Na´vis) com um estilo de vida indígena e não são lá muito simpáticos com os visitantes.
Estes por sua vez resolvem usar de diplomacia primeiro, criando corpos de na´vis e transferindo a mente de humanos treinados para dentro deles a fim de ganharem a confiança dos nativos com mais facilidade. Esses são os tais AVATARES.
A coisa se encaminha de forma semelhante ao que os nossos primeiros colonizadores faziam: ensinavam a lingua, o modo de vida, trocavam presentes... Isso tudo porque os cientistas queriam primeiro estudá-los, porque os militares queriam mesmo é tacar fogo em tudo de uma vez.
Surge a figura de Jake, um ex fuzileiro que se torna um AVATAR e acaba sendo incorporado do lado dos na´vis, aprendendo mais do que qualquer cientista conseguiu, sendo realmente considerado membro da tribo e conquistando a todos, inclusive (como é inevitável) se apaixonando por sua professora na´vi.
O interessante deles é que eles se conectam com a natureza LITERALMENTE.
Todos os na´vis tem uma longa trança com a qual podem se conectar com as árvores, os "cavalos", os dragões que usam pra voar e qualquer ser vivo compartilhando seus pensamentos e sentimentos. Como um cabo USB. XD
Daí o que eram ordens de apenas conhecer mais sobre os nativos, vira um sentimento de paixão com eles. E como é inevitável, um conflito surge: os humanos com armamento pesado lutando contra os selvagens munidos de animais fodões em terra e ar.

Lembrei muito de Pocahontas, talvez por ser algo do tipo homem-branco-"civilizado"-contra-índios-selvagens-donos-da-terra e um romance surgir entre esses dois povos (mesmo que de forma estranha). Mas tem um sabor totalmente novo.

Assistir tudo isso em 3D multiplica a diversão.
As cenas de batalha nem preciso dizer que são as sequencias que mais usam e abusam da tecnologia, mas há certas cenas (como as árvores brilhando na floresta) são impressionantes.
Minha cena preferida foi a luta final de Jake contra o general. Hehehe.

Defeitos? Hmmmm... Não sou muito bom em críticas, não vi defeitos que me mostraram ser dignos de nota. @nefertarimari disse que é um filme de James Cameron, só isso. Como eu não so muito de prestar atenção em diretores e nem em atores... Fico com essa opnião. Pode?

No response to “Saxon - The Great White Buffalo”