segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Helloween - A Handful of Pain

Resolvi faz um tempinho: Se eu não passar na FECEA ou na UEL em Administração esse ano vo meter a cara e tomar um copo de coragem... HISTÓRIA!!!

Sim... Minha matéria favorita nos ultimos anos e no cursinho. Não tenho muito o dom de ser professor, mas em 4 anos alguém aprende muita coisa viu...
Tanto que hoje a noite, respirei história de um jeito... INCRÍVEL!!!
Comprei um livro ENOOOORME de Grécia Antiga qu eu namorava a uns dias na banca. É uma coleção quinzenal de livros sobre grandes civilizações antigas... A proxima vai ser Roma (A matéria que eu to revendo no cursinho) e depois Egito. Até China, Escandinávia e Índia vai ter... *.*

E hoje o grande Juarez, o professor mais loko que eu já tive, falou muito e muito sobre Imperadores Romanos, plebe, patrícios e o Mário. Que Mário? Hahaha. Não vo responder... Só digo que é um encanador italiano...
Tá tá!!! Foi o Lula romano... O Imperador do "povão"... Mas é de otro cara que eu vo falar. O Asterix!!!
Não é o Asterix, na verdade, é um gaulês que inspirou ele.

Vercingetórix

Achei a história dele bem interessante, leiam.

Alésia e a capitulação de Vercingetórix

O levante de Vercingetórix, o chefe dos galos arvernos, foi um dos mais impressionantes e emocionantes acontecimentos da história antiga. O grande caudilho, decepcionado pelo conformismo da nobreza gaulesa com a ocupação romana, "faz nos campos", narrou César, "um alistamento de pobretões e homens perdidos. Com esta tropa chama a seu partido todos os da cidade, que vai encontrando; exorta-os a tomarem armas pela liberdade comum".
A essa altura a Gália inteira ferveu. O gaulês insurgente consegue impor uma derrota parcial às legiões de César que tentaram capturá-lo em Gergóvia (perto de Clermont-Ferrant), conclamando então o povo a uma guerra total contra os romanos. Que queimassem tudo, as choças e as colheitas, nada deixando ao invasor. César, porém, se recupera e aplica sucessivas derrotas à cavalaria gaulesa.

Vercingetórix, retirando-se com 80 mil homens e 9 mil cavalos para Alésia, no alto do Monte Auxois, pensa em repetir Gergóvia, onde resistira com êxito ao sitio do romano. Só que desta vez foi diferente. César tomou-se de precauções. Os seus engenheiros traçaram rapidamente um plano de circunvalação do oppidum, a fortificação dos gauleses. De novo os 55 mil legionários empunharam a pá. Em seis semanas eles abriram mais de vinte quilômetros de trincheiras, montando um complexo sistema de valos, fossas, armadilhas as mais diversas, e uma paliçada completa, com torres erguidas a cada 120 metros. César decidira-se matar os gauleses pela fome.
Vercingetórix, liberando sua cavalaria, ordenou que eles trouxessem reforços de todas as partes da Gália. Novamente César se precaveu. Uma outra circunvalação foi escavada, desta vez voltada para fora, para poder resistir ao inevitável ataque que viria dentro de uns tempos. De fato, uma massa de 250 mil gauleses de quase todas as tribos, partira em socorro do capitão gaulês preso pelo garrote romano em Alésia.
Enquanto isso no interior da cidade cercada, a fome fazia seus estragos. Casos de antropofagia começara a ocorrer. As esperanças de Vercingetórix de ser salvo se esvaíram quando ele viu lá dos altos da sua paliçada, os romanos de César aplicarem uma derrota acachapante nos reforços que viriam tirá-lo do apremio. Sim pois eles conseguiram por a correr aquela multidão formidável. A batalha pela liberdade estava perdida. A Gália cativa.


A atitude nobre de Vercingetórix

No dia seguinte ao desastre. Quando não havia na Gália inteira nenhuma força organizada para poder fazer reverter o sitio de Alésia, Vercingetórix convocou o conselho militar dos seus oficiais. Nas palavras de César "demonstra-lhes que havia empreendido a guerra, não por interesse seu particular, mas pela liberdade comum, e pois que se tinha que ceder à fortuna, se lhes oferecia para uma das duas coisas, ou para com sua morte satisfazer aos romanos, ou para o entregarem vivo aos mesmos, como melhor entendessem.
E foi assim que procedeu. Montando no seu corcel, vestido de luzente armadura, Vercingetórix cavalgou para o acampamento do inimigo. César o recebeu num tablado improvisado, onde sentava num pequeno trono. Ordenou ao vencido que entregasse o cavalo e suas armas a guarda.
Vercingetórix se desafez de tudo e foi sentar-se aos pés de César. Os demais gauleses sobreviventes foram entregues aos legionários como butim de guerra. O bravo Vercingetórix foi posteriormente conduzido à Roma onde terminou decapitado, talvez uns cinco anos depois de Alésia.


Heróis vivos não têm o sabor dos heróis mortos.

Há um monumento bem merecido em memória ao grande gaulês hoje na região que outrora foi a Gália. Porto da Gália... PORTUGÁLIA!!!
PORTUGAL!!!

Realmente... Há coisas que nos surpreendem quando nos aprofundamos no assunto...
História Geral (talvez) aí vou eu!!!
Ah... E não houve Obelix!!! (Que eu saiba)

O grande(?) e nobre gaulês...

No response to “Helloween - A Handful of Pain”